DEPUTADO BRUNO RESENDE

O deputado estadual Bruno Resende (União) tem 37 anos e iniciou o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa no dia 1º de fevereiro de 2023, com o objetivo de lutar pela saúde pública, por um atendimento com mais dignidade no SUS e também pelo desenvolvimento econômico e social da Região Sul do Espírito Santo, sua terra de origem.


Médico radio-oncologista, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, passou a infância em Mimoso do Sul, é casado com a nutricionista Rafaela Donadeli, tem 2 filhos e foi eleito nas eleições de 2022 com 31.897 votos, sendo o 1º deputado mais votado do Sul do Espírito Santo e o 8º mais votado do Estado.


Disse ele, sobre seu primeiro mandato:


“Sou muito grato à população pela confiança depositada em mim e penso que, como político, tenho o mesmo objetivo do médico, só que de forma potencializada. Meu objetivo é salvar vidas. Serei sempre médico. O coração do médico vai guiar o coração do político. Manterei meu consultório e minhas atividades de médico e, como deputado, terei mais força ainda para lutar pela saúde, pela vida e pela dignidade da população”, afirma o deputado.


Bruno Resende trabalhou no Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, hoje chamado de Hospital de Amor, que é uma referência na área na América Latina.


Ele já foi diretor clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro, cargo para o qual foi eleito pelos colegas médicos. Ele é também diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Radioterapia, um cargo de representação nacional.


Sobre sua experiência em Barretos, ele afirma:


“Tem duas coisas que me encantaram em Barretos, que marcam a minha luta política. Além da grande estrutura física, eu via o amor estampado em cada olhar, em cada passo de cada trabalhador do hospital, na forma como eles cuidavam das pessoas, independentemente de quem fosse. Isso é uma coisa. A outra coisa é que é um hospital 100% SUS, que cuida de qualquer um que chegue à porta, com ou sem dinheiro, com o mesmo carinho, amor e dedicação, mostrando que o SUS pode funcionar e oferecer dignidade para as pessoas. E é isso que nós queremos também para o nosso Hospital do Câncer de Cachoeiro”.


A ordem de serviço para o Hospital do Câncer de Cachoeiro de Itapemirim foi dada pelo governador Renato Casagrande em março de 2023, na presença do Dr. Bruno Resende e de dezenas de autoridades e lideranças locais.


A POLÍTICA NA FAMÍLIA

Bruno Resende nasceu na Santa Casa de Cachoeiro, filho de José Carlos Resende e de Gracinha Costa, uma família de políticos, que acumula ao todo 17 mandatos eletivos.


Alguns exemplos: o pai foi prefeito de Mimoso do Sul; o irmão, Cassiano Mendes, é vereador da cidade; 2 tios e 1 primo também foram vereadores, Dionísio Costa, Tinga Resende e Julio Resende, respectivamente; e o tio Fernando Resende, já falecido, foi também deputado estadual e prefeito.


“Meu pai é um mimosense apaixonado pela nossa terra. Cresci na Jacutinga, propriedade de meu pai, que, apesar da formação em Engenheiro Químico, inclusive trabalhou na Shell muitos anos, ele resolveu largar tudo por nossa Mimoso e foi lá fazer a vida. Nasci na roça e saí da fazenda aos 15 anos para estudar. Quando eu tinha uns 12 ou 13 anos, meu pai me perguntou o que eu queria fazer da vida. E eu já sabia: queria ser médico”, conta o deputado.


Como médico, ele já cuidou de 6 mil famílias, como costuma ressaltar:


“O câncer não é uma doença de uma pessoa, é uma doença de toda a família, porque todos os familiares e amigos enfrentam juntos a batalha contra esse inimigo. E o principal remédio contra o câncer é a vontade de viver. O apoio das pessoas amadas é muito importante nessa hora”.