O deputado estadual Bruno Resende (União) tem 37 anos e iniciou o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa no dia 1º de fevereiro de 2023, com o objetivo de lutar pela saúde pública, por um atendimento com mais dignidade no SUS e também pelo desenvolvimento econômico e social da Região Sul do Espírito Santo, sua terra de origem.
Médico radio-oncologista, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, passou a infância em Mimoso do Sul, é casado com a nutricionista Rafaela Donadeli, tem 2 filhos e foi eleito nas eleições de 2022 com 31.897 votos, sendo o 1º deputado mais votado do Sul do Espírito Santo e o 8º mais votado do Estado.
Disse ele, sobre seu primeiro mandato:
“Sou muito grato à população pela confiança depositada em mim e penso que, como político, tenho o mesmo objetivo do médico, só que de forma potencializada. Meu objetivo é salvar vidas. Serei sempre médico. O coração do médico vai guiar o coração do político. Manterei meu consultório e minhas atividades de médico e, como deputado, terei mais força ainda para lutar pela saúde, pela vida e pela dignidade da população”, afirma o deputado.
Bruno Resende trabalhou no Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, hoje chamado de Hospital de Amor, que é uma referência na área na América Latina.
Ele já foi diretor clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro, cargo para o qual foi eleito pelos colegas médicos. Ele é também diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Radioterapia, um cargo de representação nacional.
Sobre sua experiência em Barretos, ele afirma:
“Tem duas coisas que me encantaram em Barretos, que marcam a minha luta política. Além da grande estrutura física, eu via o amor estampado em cada olhar, em cada passo de cada trabalhador do hospital, na forma como eles cuidavam das pessoas, independentemente de quem fosse. Isso é uma coisa. A outra coisa é que é um hospital 100% SUS, que cuida de qualquer um que chegue à porta, com ou sem dinheiro, com o mesmo carinho, amor e dedicação, mostrando que o SUS pode funcionar e oferecer dignidade para as pessoas. E é isso que nós queremos também para o nosso Hospital do Câncer de Cachoeiro”.
A ordem de serviço para o Hospital do Câncer de Cachoeiro de Itapemirim foi dada pelo governador Renato Casagrande em março de 2023, na presença do Dr. Bruno Resende e de dezenas de autoridades e lideranças locais.